NOTÍCIAS

ABAV Expo Internacional de Turismo celebra o ano do turismo sustentável com ações, inclusive, no próprio evento

No dia 27 de setembro é celebrado o dia mundial do turismo e o ano de 2017 terá uma celebração diferente, pois a ONU declarou este como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

A ideia é incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais conscientes, que causem menos impactos ao meio ambiente e que ofereçam benefícios econômicos e culturais a comunidades e indivíduos.

Aproveitando deste tema, que se torna a cada dia mais importante, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo, celebra o turismo sustentável com a divulgação de projetos e pacotes especiais e, neste ano, vai além, pois também será um evento totalmente sustentável.

Isso é possível graças à parceria com a Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade instalada no Cietec, a incubadora da USP, que criou um programa voltado para solucionar o problema dos resíduos gerados em grandes eventos.

Chamados de Sou Resíduo Zero, a campanha atua desde o planejamento do evento até a sua desmontagem de acordo com o perfil, viabilidade técnica e financeira de cada empresa. Diminuindo para quase zero a quantidade de materiais encaminhados para os aterros sanitários e ainda gerando renda e emprego para as cooperativas.

O trabalho

Recentemente, esses programas da ECCAPLAN estão em ação a ABAV, a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira. O trabalho, em conjunto com os organizadores, acontece em 3 etapas.

No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativa que vão para auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Além disso vai alinhar o conceito do “Sou Resíduo Zero” com todos os expositores, montadora e equipe de limpeza. Na sequência, a empresa vai usar os canais de comunicação para engajar visitantes e expositores.

Durante o evento a equipe vai separar e destinar os materiais para a reciclagem, incluindo: papel, papelão, vidro, lata, plástico, lona, carpete, madeira, ferro e isopor. Além de garantir o melhor envolvimento com toda a equipe de limpeza e buffet.

No pós-evento será gerado um o   relatório detalhado da quantidade de resíduos salvos do aterro.

Pesquisa

portal Booking.com, em 2016, realizou uma pesquisa que mostra o interesse e a percepção das pessoas sobre a importância de um turismo sustentáveis em suas variadas opções.

De acordo com a pesquisa global, 22% dos entrevistados afirmam que uma estadia ecológica envolve se hospedar em ambientes ricos em natureza, como reservas naturais ou parques nacionais. 16% deles consideram acampar uma forma de viajar de forma sustentável e apenas 1 a cada 10 (14%) acham que viajar sustentavelmente é ir para lugares onde você pode interagir com a vida selvagem local. *

Além de natureza, atividades altruístas também são consideradas sustentáveis, incluindo compra de itens de artesanato e comidas locais (35%), ajudar comunidades locais através de voluntariado (14%) e ser recebido por uma comunidade indígena e aprender sobre sua cultura (12%).*

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais