Agenda cietec

Da Ideia ao Primeiro Passo - Curso básico de empreendedorismo inovador

GYSD07ABF0418
Carga horária: 6 horas, 2 dias
Investimento: R$480,00 por aluno – (a participação no curso dá direito à Inscrição no Processo Seletivo da Incubadora de SP – Ipen / USP)
Data: Dias 11 e 12 de abril de 2017
Horário: das 14h30 às 17h30
Local: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – Ipen/USP – Cietec Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 – Butantã – Cid. Universitária
Realização: Cietec e Agência USP de Inovação

Objetivo:
Ajudar novos empreendedores a organizar e “colocar no papel” ideias e conceitos para criação de empresas, produtos e serviços. Os participantes receberão informações básicas sobre os valores mais relevantes para um negócio de sucesso, conceitos e termos do universo das startups e técnicas de apresentação de uma ideia para potenciais clientes, parceiros e investidores. Além disso, serão convidados a refletir sobre a viabilidade de suas ideias de negócio.

É um curso básico, preparatório para participação no Processo Seletivo do Cietec ou de outro ambiente de apoio à inovação. O Curso combina aulas teóricas com exercícios práticos e um workshop.

Participantes do Curso podem aplicar no Processo Seletivo da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – Cietec isentos da taxa de R$160,00

Público-alvo: Pessoas interessadas em empreender, profissionais em transição de carreira; estudantes, pesquisadores e técnicos, independente do mercado ou da área de atuação ou interesse

Programa:

1º DIA – Introdução: O que vale numa ideia ? Os participantes serão incentivados a explorar as reais possibilidades em suas ideias de negócio, dentro da perspectiva da: proposta de valor, escalabilidade, modelo de negócios, propriedade intelectual, exclusividade, tamanho do mercado, relacionamento. – Desafio do empreender: Vale a pena começar uma empresa? Uma reflexão pessoal sobre o perfil profissional de cada um: Vocação empreendedora, riscos e oportunidades, aspectos financeiros, equipe, concorrência, projetos futuros. – Sete palavras mágicas: Como definir minha ideia numa frase ? Um negócio inovador pode ser difícil de ser explicado. Uma boa comunicação sobre a ideia de negócio faz muita diferença na hora de vendê-la: Espírito da marca, comunicação institucional, conteúdo e mídia, endomarketing, elevator pitch.

2º DIA – Ajustando o produto ao mercado: Quem são os clientes? Quem vai pagar pelo que eu estou fazendo? – Do Canvas ou Formulário – Minha ideia num pedaço de papel – Workshop de Business Model Canvas, produtos e serviços, inovação, estágio de desenvolvimento, processos produtivos, mercado e concorrência, equipe.

Metodologia:
Dia 1 – São três blocos de conteúdo divididos entre palestra e exercício prático. O roteiro da palestra aborda aspectos gerais sobre cada tema, com exemplos, cases e informações práticas. O exercício será realizado pelos alunos, com a montagem de esquemas de mind mapping baseados nos temas, mas com foco na ideia de negócio de cada participante. Dia 2 – Aplicação de workshop modelo Canvas.

INSCRIÇÔES ENCERRADAS – INSCREVA-SE ABAIXO PARA SER INFORMADO DA PRÒXIMA TURMA


b

Data

11/04/2017

Lugar

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – USP/Ipen - Cietec - Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 – Butantã – Cid. Universitária
}

Hora

as
l

Agendamento

Inscrições pelo site

Agendas

Inscrição para o evento

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!

Veja mais