NOTÍCIAS

Inscrições abertas para a segunda rodada do edital Samsung e Anprotec de Economia Criativa

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, gerida pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), receberá as empresas de economia criativa selecionadas pela Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pela Samsung. A entidade já apoia três empresas que foram selecionadas pelo programa, em sua primeira edição, em 2015.

O critério dos organizadores do fomento foi averiguar quais incubadoras já estão estruturadas para fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto. As incubadoras que participam do programa implementam um modelo de compartilhamento de documentos, tecnologias e práticas desenvolvidos pelo CCEI Daegu, o centro de economia criativa e inovação, que é referência na Coreia do Sul.

Em 2015, duas empresas ligadas ao Cietec foram escolhidas pelo edital: DEV e VR Monkey. A DEV desenvolve produtos e serviços com uso de tecnologia de internet das coisas. Já a VR Monkey é um estúdio de criação de games e projetos em realidade virtual. Além das duas startups que já estavam incubadas, a Doutor Recomenda juntou-se à incubadora depois de selecionada pelo programa.

Segundo Sergio Risola, fazer parte do programa traz benefícios para o Cietec, e principalmente para as empresas incubadas. “A vantagem para a incubadora é institucional, mas estamos muito mais satisfeitos com a evolução que acompanhamos nas startups durante o período”, explica o executivo. Risola acrescenta que existem negociações para que a VR Monkey vá para a Coreia do Sul conhecer o centro de inovação local.

Mais sobre o programa

Com inscrições abertas até dia 20 de agosto, o edital selecionará empresas das áreas: saúde digital, bem-estar, fitness; educação digital; segurança, privacidade e furto; soluções de convergência e conectividade; fintech (finanças digitais); operadoras de telefonia móvel e consumidores; gestão de baterias; e novas experiências com redes sociais.

Para se candidatar, a startup deve possuir MVP concluído ou em andamento (minimum viable product), além de estar com sua documentação fiscal, contábil e administrativa em dia. A Samsung pede que os candidatos apresentem um resumo executivo do protótipo em texto (nos idiomas português e inglês) e vídeo pitch de até dois minutos em português. Um relatório com a qualificação técnica da equipe também deve estar em anexo.

Exige-se que a startup esteja pré-incubada, incubada ou graduada há até um ano ou manifestar o compromisso de estar incubada no Cietec ou outra incubadora selecionada pelo programa. A formalização do processo de incubação é obrigatória até dia 10 de outubro.

O edital está disponível para consulta pela internet.

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais