NOTÍCIAS

Cietec recebe ministro Gilberto Kassab

 

No dia 16 de dezembro, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN/Cietec recebeu o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O representante do governo federal circulou pela área da incubadora, onde conheceu empresas associadas que desenvolvem soluções para o desenvolvimento do Brasil.

Em sua primeira visita oficial ao Cietec, o ministro teve como anfitriões Sergio Risola, diretor-executivo, e Claudio Rodrigues, presidente-executivo. Também estiveram presentes Plinio Assmann, presidente do Conselho Deliberativo, e Oswaldo Massambani, membro efetivo. Além disso, compareceram Vanderlei Bagnato, da Agência USP de Inovação, e José Carlos Bressiani, do IPEN, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho Estratégico da entidade gestora da incubadora.

Opinião do ministro

“Já conhecia o Cietec e sei que se trata de uma instituição de referência, que precisa de mais apoio para se consolidar e ampliar seus produtos, porque isso significa avançar em projetos que trazem desenvolvimento, qualidade de vida aos brasileiros e recursos para o país, uma vez que muito do que se produz aqui também se volta à exportação”, afirmou o ministro.

Para Kassab, a experiência de conhecer laboratórios pelo Brasil ajuda a convencê-lo de que o país está no rumo certo. “Quando fazemos visitas como essa, revigoramos a nossa disposição para que continuemos a fazer o máximo possível, dentro do ministério, e em parcerias como essa, para que o Brasil encontre no caminho que está trilhando o futuro que nós desejamos, que é o de um grande país, com as pessoas vivendo bem, com qualidade de vida.”

Repercussões

Plinio Assman, presidente do Conselho Deliberativo do Cietec, reflete que “o que foi mostrado ao ministro foi bastante impactante, como pode ser percebido por sua reação”. “O relacionamento foi estreitado muito além, da visita, quando Kassab abre as portas da Finep para o financiamento de projetos das startups da incubadora”, conclui.

Já Vanderlei Bagnato, presidente do Conselho Estratégico da incubadora e coordenador da Agência USP de Inovação, acredita que é interessante que a chefia do MCTIC conheça incubadoras, para entender a realidade do setor e o quanto ele contribui para a sociedade. “Do ponto de vista da USP e das empresas graduadas também é muito importante uma aproximação com o MCTIC, já que houve também uma apresentação do núcleo do parque tecnológico. Com essa aproximação, há uma chance real de concretização do projeto”, resume o professor.

Entre os empresários, a visita também teve ótima repercussão. “A vinda do ministro Kassab nos honra e estimula a seguirmos trabalhando e interagindo com o já robusto ecossistema existente em prol da inovação no Brasil”, reconhece Rodrigo Perez, sócio da BR3. Ademais, as startups acreditam que serem conhecidas pelo governo federal terá impactos em suas áreas de atuação. “O ministro se demonstrou extremamente interessado na tecnologia de Realidade Virtual, por isso esperamos que a experiência que teve junto da VRMonkey possa colaborar para que esta tecnologia alcance cada vez mais pessoas no Brasil e seja cada vez mais usada nos diferentes setores”, conta Pedro Kayatt, da VRMonkey.

A comitiva conheceu os projetos de empresas incubadas e graduadas, em apresentações de até cinco minutos. Foram apresentadas as soluções de BR3, Magnamed, VR Monkey e 3D Criar. Em seguida, os visitantes foram até as instalações de Brasil Ozônio, DEV Tecnologia, Alpha Br, Pluricell e Genera, conseguindo assim ter uma percepção ampla das inovações desenvolvidas.

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais