NOTÍCIAS

Eccaplan, incubada do Cietec, e CASACOR realizam evento sustentável em São Paulo

A mostra de decoração e arquitetura também foi destaque no benefício ambiental, na geração de renda, na redução dos custos e na doação de materiais

Conhecida por ser a cidade que nunca dorme, São Paulo realiza muitos eventos como shows, feiras, exposições, desfiles, eventos esportivos, eventos corporativos, mostras e muitos mais. Segundo informações da ONG Visite São Paulo, em fevereiro de 2017, a megalópole chega a realizar mais de 90 mil eventos por ano, o que significa uma média de um evento a cada seis minutos.

Consequentemente, dados da Prefeitura mostram que a cidade gera em torno de 20 mil toneladas de resíduos por dia, sendo a metade produzida por setores privados e a outra metade de descarte domiciliar. Pensando nisso, a Eccaplan, consultoria em sustentabilidade instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), desenvolveu projetos que agregam valor sustentável a empresas e a todo tipo de evento, neutralizando suas emissões de carbono com ações ambientais e reduzindo a geração de lixo em seus processos.

“Nosso maior propósito é ajudar a estabelecer uma nova relação de prosperidade entre as pessoas com o meio-dia ambiente, melhorando a sua convivência. Um ganho de mão dupla onde é possível fazer a preservação ambiental e ao mesmo tempo gerar valor e empregos com o apoio de tecnologias limpas, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

Como os programas Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, que trabalham com um sistema econômico, os quais reduzem as emissões de gases de efeito estufa e a quantidade resíduos enviados para os aterros sanitários, gerando empregos e renda para cooperativas de catadores, além de tratar dos materiais orgânicos com a compostagem.

Nos eventos desde a sua criação, a Eccaplan estabelece quais procedimentos serão usados de acordo com o perfil, viabilidade técnica e financeira de cada empresa. Atuam também durante a sua realização com a conscientização e o engajamento dos funcionários e stakeholders e na desmontagem, dando a destinação correta a cada item.

CASACOR

Pelo segundo ano consecutivo, o programa de gestão Sou Resíduo Zero é implementado na CASACOR, maior evento de arquitetura da América Latina, que acontece até o dia 23 de julho.

O trabalho, em conjunto com os organizadores, tem a duração de cinco meses sendo dois meses de montagem e treinamento de separação de materiais para toda a equipe, desde os expositores, arquitetos e marceneiros, até pedreiros, pessoal da cozinha e da limpeza.

“Não queremos apenas diminuir a produção de resíduos, queremos evitar a sua produção na fonte. Por isso, damos o treinamento antes do evento. Dessa forma, todos passam a conhecer o processo de separação e conseguem nos ajudar inclusive durante o evento na separação dos orgânicos. Muitos levam esse treinamento para casa e transforma o seu dia-a-dia”, comenta Beltrame.

Nos dois meses em que o evento é aberto ao público, o foco é na separação dos resíduos e na coleta do material orgânico que são levados para a lera (compostagem de processo acelerado) que transformam o material no local mesmo. Quando o evento acaba, eles cuidam de todo o material da construção civil, separando em caçambas específicas e fazendo doações de produtos e materiais em bom estado que seriam descartados.

“Quando começamos, cada arquiteto e expositor tinha a sua própria caçamba e tudo fica misturado, gerando um custo muito alto com caçambas, transporte e a taxa dos aterros, além do custo ambiental. Agora, já conseguimos implementar a separação de mais de 12 tipos de materiais entre eles metal, gesso e madeira que já tem o seu destino correto no final de cada dia com as cooperativas. Gerando assim um custo menor e ao mesmo tempo mais empregos”, lembra Fernando.

No ano passado, aproximadamente 12.000 kg de materiais, como vidros, espelhos, pisos, plantas, madeiras, cerâmicas foram doados para ONGs, cooperativas, escolas e pessoas envolvidas no evento.

Números

Em maio, com um mês de evento, a Eccaplan recolheu 200 toneladas de entulho, dos quais 97% foram enviados para a reciclagem. Já, sobre o material orgânico o evento produziu cerca de 100 kg de resíduo por dia e todo esse material foi tratado na leira ou máquina de compostagem, construída dentro do Jockey, gerando adubo para uma pequena horta local e doação para outros projetos de hortas e áreas verdes da cidade.

 

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais