NOTÍCIAS

Festival “No Ar Coquetel Molotov” possui selo Evento Neutro de uma startup do CIETEC

O “No Ar Coquetel Molotov”, maior festival alternativo dedicado à nova música nacional e internacional, além de reunir milhões de pessoas para se divertir curtindo bons shows, preocupou-se em construir um ambiente de conscientização e de desenvolvimento sustentável, aderindo ao Selo Evento Neutro.

O evento acontece dia 21 de outubro, no Caxangá Golf Country Club, no Recife (PE) e apresenta no line up dos palcos Sonic e Velvet artistas como Arnaldo Baptista (SP), Linn da Quebrada (SP), Kiko Dinucci (SP), Kalouv (PE), Rincon Sapiência (SP), Alessandra Leão (PE), O Terno (show com metais), a banda americana DIIV, as espanholas do grupo Hinds, dentre outros.

Criado pela Eccaplan, startup de consultoria em sustentabilidade instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec, o selo Evento Neutro vai neutralizar as emissões de gases de efeito estufa emitidas a montagem e a realização do evento, em prol de um projeto ambiental.

A sua quantificação é vista nos deslocamentos dos veículos de montagem, dos prestadores de serviço, dos músicos, do consumo de diesel em gerador de energia, resíduos gerados e consumo de energia que serão convertidos em emissões de CO2.

Para cada tonelada de CO2 gerado, um crédito de carbono será comprado e irão ajudar na conservação da Amazônia paraense com a Ecomapuá. Além disso, o próprio público também poderá neutralizar as emissões do seu deslocamento através da Calculadora de Emissões disponibilizada no site do evento http://coquetelmolotov.com.br/novo/

 

Calculadora de Emissões 

O sistema funciona como uma ferramenta de conscientização do impacto ambiental gerado pelo meio de transporte utilizado. Com isso, ele oferece a opção de compensar esse impacto através da compra de créditos de carbono. Após inserir as informações do tipo de veículo utilizado para ir ao evento e distância percorrida, a pessoa conhece qual a quantidade de CO2 emitida e tem a opção de fazer a neutralização.

Todos os participantes do Coquetel Molotov 2017 que gerarem crédito de carbono também irão ajudar na conservação da Amazônia paraense.

 

Ameciclo, Meu Copo Eco e Ecobags customizadas

Em parceria com a Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife -, o No Ar Coquetel Molotov vai oferecer descontos de meia-entrada a quem for pedalando ao evento. Das 13h às 17h, sairão “bondes” de ciclistas partindo de parques do Recife em direção ao Caxangá Golf Club, oferecendo companhia e segurança no trajeto até o local dos shows ao longo da programação da tarde. E ainda o No Ar vai disponibilizar ecobags que serão customizadas sob orientação do DJ, artista plástico, designer e estilista Gustavo Free, conhecido por criar roupas e acessórios utilizando técnicas como grafitagem e aerografia.

 

Espaço uPlanet

O Festival uPlanet, que é realizado no Recife há três anos, terá um espaço dentro do Coquetel Molotov. O local funcionará utilizando energia solar e realizará diversas apresentações culturais – música, teatro e dança -, bem como uma campanha de doação de livros, distribuição e plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica, exposição de tecnologias ligadas à economia de baixo carbono, campanha de educação ambiental com foco no uso consciente da água, resíduos e energia, além do lançamento de um Guia de Eventos Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, que terá como foco criar padrões e normas para toda a cadeia produtora de eventos com orientações, ações educativas e boas práticas e muito mais.

 

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais