NOTÍCIAS

Startups do Cietec investem em impressão 3D

A impressão de objetos 3D é uma das maiores tendências entre as empresas associadas ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica IPEN/USP. Atualmente, são três empresas dedicadas a inovarem no segmento: Think & Make, 3D Criar e Petit 3D, todas elas buscando aproximar a tecnologia de vários perfis de usuários, desde estudantes até grávidas e apreciadores de peças de design.

A Think & Make, criada pelos empreendedores franceses Fabrice Mermet e Aurore Mourette, pretende mostrar a consumidores do mercado de luxo as possibilidades da impressão em 3D. A inovação da startup é permitir a realização de qualquer projeto de criação personalizada. É possível, por exemplo, ter peças feitas com base em fotografias de pessoas da família ou animais de estimação.

Por sua vez, a 3D Criar tem a missão de contribuir com o desenvolvimento da educação. A empresa fornece material didático para ensino básico, técnico, superior e educação assistiva para deficientes visuais. Uma de suas parcerias mais bem-sucedidas é com o Senai-SP, para a disponibilização de duas impressoras para a modalidade de CAD do World Skills Competition. O evento é a maior competição internacional entre estudantes de cursos profissionalizantes, que esse ano será realizado em São Paulo, no mês de agosto.

Já a Petit 3D é um braço da startup 3DUX, especializada na impressão para fins médicos, como na materialização de órgãos humanos para planejamento de cirurgias. O novo serviço atende a demandas de mulheres em gestação, com a possibilidade de imprimir imagens do feto capturadas no exame de ultrassonografia.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, analisa a tendência. “A impressão de objetos em 3D é uma tecnologia relativamente nova e, como tal, ainda não consegue alcançar grande número de pessoas, por causa do alto custo. Uma empresa dessa área, para se mostrar inovadora, deve ter como preocupação popularizar a impressão, pesquisando as demandas da sociedade”.

Fernanda Santos – Jornalista pela Anhembi Morumbi, especialista em mídias digitais, com atuação na Rádio Metropolitana e Portal R7. Quer ter seu texto publicado no STARTUPI? Envie um e-mail para contato@startupi.com.br.Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, analisa a tendência. “A impressão de objetos em 3D é uma tecnologia relativamente nova e, como tal, ainda não consegue alcançar grande número de pessoas, por causa do alto custo. Uma empresa dessa área, para se mostrar inovadora, deve ter como preocupação popularizar a impressão, pesquisando as demandas da sociedade”.

Fernanda Santos – Jornalista pela Anhembi Morumbi, especialista em mídias digitais, com atuação na Rádio Metropolitana e Portal R7. Quer ter seu texto publicado no STARTUPI? Envie um e-mail para contato@startupi.com.br.

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300
clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato.
Será um prazer atende-los!
Veja mais