NOTÍCIAS

Incubadora tem processo seletivo de fluxo contínuo

O processo seletivo para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN – Cietec, está aberto para receber novas empresas inovadoras. A seleção das startups se dá em fluxo continuo, com a resposta em no máximo 30 dias após o candidato apresentar uma proposta.

O formato da seleção foi desenvolvido para atender a demanda dos interessados com mais eficiência. Como reforça o Diretor-Presidente do Cietec, Claudio Rodrigues, “precisávamos implantar ações, voltadas a aumentar a celeridade dos nossos procedimentos para seleção de startups para ingresso na Incubadora de Empresas USP/IPEN, devidas, em especial, às características, oportunidades e atualidade identificadas nas suas propostas de negócios inovadores de base tecnológica”.

Até o início de 2015, o Cietec selecionava as empresas a cada quatro meses, sempre exigindo a participação em um Curso de Plano de Negócios. Muitas vezes, essa agenda não coincidia com a dinâmica das startup, e bons projetos acabavam sendo desestimulados pela burocracia.

No modelo atual, as competências e capacidade de execução dos empreendedores passaram a ter um peso maior do que o Plano de Negócios propriamente dito. Outro ponto central na avaliação dos projetos é a inovação propostas, sempre de base tecnológica, embora não necessariamente disruptiva. Há espaço para inovações incrementais e em modelos de negócio.

A equipe de gestores do Cietec aprova os projetos mais consistentes com ajuda de consultores especialistas, e os direciona para um programa específico de desenvolvimento.

Neste período, que esta definido em seis meses, serão realizados cursos, workshops com foco em agências de fomento, além de metodologias como Business Model Canvas e Lean Startup. Após o período inicial, os projetos serão reavaliados pelos gestores do Cietec para confirmação do processo de incubação. “O mundo das startups é marcado pela dinâmica e agilidade dos empreendedores. O olhar atento para a abertura de oportunidades faz a diferença para quem quer construir um projeto relevante, sobretudo em áreas tecnológicas”, explica Sergio Risola, diretor-executivo da incubadora.

A implantação desse novo modelo já tem apresentado resultados interessantes, tanto para empresas mais maduras, com protótipo avançado e as primeiras incursões ao mercado, quanto de empresas ainda nos passos iniciais.

SERVIÇO

Clique aqui se inscrever no Processo Seletivo da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN-Cietec 

Clique aqui para se inscrever na Palestra de Apresentação da Incubadora e saber mais sobre seu funcionamento 

Clique aqui para participar do Curso da Ideia ao Primeiro Passo – Curso básico de Empreendedorismo Inovador

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais