NOTÍCIAS

Internet das coisas garante qualidade do produto no varejo

A Nexxto, startup de soluções de Internet das Coisas (IoT), foi criada em 2010 quando dois engenheiros recém-formados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) tiveram a ideia de desenvolver tecnologia que permitisse aos clientes monitorar e gerir ativos em tempo real.

O seu primeiro produto foi um sistema de rastreamento e gestão de ativos de TI baseado em tecnologia de RFID (do inglês radio frequency identification ou identificação por rádio frequência). “Trata-se de uma espécie de geolocalizador indoor e em tempo real com foco em aumento da eficiência operacional e segurança da informação”, explica Antonio Rossini, CEO da empresa. Incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) na Cidade Universitária da USP, a tecnologia inspirou o seu nome de batismo: RFIdeas.

O projeto era inovador e contou com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) para construção de um Portal RFID completamente integrado, composto por leitor, antenas, cabos e outros componentes num único gabinete compacto, leve e portátil.

A ideia virou protótipo na Fase 1 do PIPE e foi desenvolvido na Fase 2 , concluída em 2014. A solução, atualmente, está sendo utilizada por diversos clientes de grande porte. “Nosso produto reduz extravios, aumenta a eficiência operacional e eleva a qualidade do controle e da segurança, gerando valor tanto para os times de operação e infraestrutura, quanto para finanças e contabilidade”, resume Rossini.

O domínio da tecnologia e a rápida adoção da solução pelo mercado permitiu à empresa se consolidar e buscar alternativas de expansão dos negócios, apostando no desenvolvimento de outros produtos para garantir acesso também a outros mercados.

Em 2015 a empresa recebeu aporte de venture capital do Fundo de Inovação Paulista, gerido pela SP Ventures e mantido pela Desenvolve SP, em parceria com a FAPESP, a Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), o Sebrae-SP, a Corporación Andina de Fomento (CAF) e cotistas privados. “Percebemos que, além de rastreamento, poderíamos monitorar por meio de sensores, e em tempo real, variáveis importantes como temperatura e umidade e com isso ingressar noutros mercados, como o de varejo e toda a cadeia alimentícia do frio, oferecendo uma solução que permitisse reduzir desperdícios”, conta Rossini.

As novas soluções desenvolvidas pela empresa se basearam em IoT. “A tecnologia possibilita 100% de visibilidade em tempo real da temperatura e umidade de estufas, geladeiras, freezers, balcões refrigerados, câmaras frias e centros de distribuição. Os sensores identificam de forma preventiva falhas nos equipamentos, permitindo aos clientes saber, em tempo real e por meio de aplicativo no celular, relatórios e alarmes por e-mail e SMS, quando algum problema ocorre com a operação, evitando quebras de equipamentos, perdas de mercadorias e atendimento eficiente às normas e controles exigidos pela Vigilância Sanitária”, afirma Rossini.

Com um novo portfólio de produtos, não mais apenas baseada em tecnologia RFID, a RFIdeas mudou de nome e passou a se chamar Nexxto, o mesmo nome da sua plataforma de Internet das Coisas.

No início de 2016, a Nexxto foi incluída na lista das 10 startup mais atraentes, entre as mais de 1.569 que tiveram suas propostas de negócios avaliadas por executivos de 50 grandes empresas, como IBM, HP, 3M, Johnson&Johnson, Abbott, Grupo Fleury, Algar Telecom, Embraer e Natura, entre outras. O ranking foi divulgado durante o evento “Open Innovation Week”, promovido no final de fevereiro, em São Paulo, pela Wenovate.

A NEXXTO tem atualmente 20 colaboradores, 40% deles com títulos de pós-graduação. “Dobramos o nosso faturamento entre 2015 e 2016. E vamos dobrar de novo em 2017. “Nesse contexto de franca expansão a FAPESP foi essencial em nossa história, pois nos ajudou a criar a cultura de P&D, um dos nossos grandes diferenciais competitivos e algo que cultivamos desde então. Os pesquisadores que trabalharam conosco durante os projetos PIPE estão na empresa até hoje”, sublinha Rossini.

NEXXTO

Site: https://nexxto.com
Endereço: Rua Maria Figueiredo, 595, 8º andar, Paraíso, São Paulo – SP
Contatos: https://nexxto.com/agendar-demonstracao/ e https://nexxto.com/falar-especialista/ 
Leia mais sobre a NEXXTO:

– Identificação a distância (Revista Pesquisa FAPESP)

Empresas criadas com apoio da FAPESP estão entre as mais atraentes para o mercado (Agência FAPESP)

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco pelos telefones:  (11) 3039-8300 clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato. Será um prazer atende-los!
Veja mais